Eu no 4° Fórum Nacional de Tarô e Simbologia

4° Fórum Nacional de Tarô e Simbologia com o tema: O Tarô e o Mundo Digital

DSC00170O Fórum foi organizado pelo Nei Naiff e com a participação de muitos convidados de destaque.

O tema, nada menos que dois mundos que adoro e que procuro a muito tempo aprimorar sua integração e que vai de encontro com um dos objetivos do site Tarô Virtual (seu nome não é à toa) a qual faz parte Kelma Mazziero e Marcelo Menezes (eu).

A palavra que me vem à cabeça quando penso sobre o que foi o Fórum é: Maturidade.

Todos os blocos se destacaram quanto a maturidade que o Tarô conquistou nesses últimos anos.

A programação se dividiu em 3 blocos:

Cada participante com sua maestria de anos sobre o assunto, destaquei:


DSC00089DSC00088DSC00090

No primeiro bloco intitulado de Os caminhos do Tarô no Brasil, divagou sobre as dificuldades de estudo e ensino, tanto quanto presencial e on-line, Dia Nacional do Tarô e o motivo pelo qual as pessoas buscam o Tarô.

A mesa – Vera Chrystina (mediadora), Constantino Riemma, Geraldo Scapassassi, Luiza Papaleo, Nadir Vilardo e Simone Merino.

A Vera com sua presença marcante mediou a mesa e participou de todos os temas, mostrando sua experiência e seu posicionamento em cada assunto.

(Nadir) Pôs em pauta a necessidade de disciplina e que as dificuldades encontradas no ensino on-line são as mesmas existentes em cursos dados em grandes empresas.

(Gaia – Luiza) Por mais estudo que se tenha, coloque em prática.
Frase: “Quanto mais você faz, mais você apura.”

(Geraldo) Com muita experiência em aulas presenciais para grupos e particular, levantou a possibilidade de questionar o aluno no início quanto ao que fez a pessoa vir a fazer o curso. Destacou que: A teoria é muito importante, mas a prática fará toda a diferença. Frase: “…o vivenciar os Arcanos, desperta o autoconhecimento…”

(Diana – Simone) As pessoas que a procuram focam na busca pelo autoconhecimento. Quanto a estudos a necessidade de pesquisar o real significado das palavras.

(Constantino) Aos meus olhos a sua serenidade ao falar sobre o Tarô com sua bagagem de anos, foi um ótimo exemplo de como se portar com tal conhecimento. Quanto ao assunto relacionado ao dia nacional do tarô, se posicionou de forma que por mais significativo venha a ser o dia o importante é termos tarólogos profissionais.


DSC00134DSC00131 DSC00133

No segundo bloco intitulado de Consultas On-Line e a Lei trabalhista, divagou sobre os direitos e deveres, perfil real x perfil com avatar, preço fixo x preço por minuto, autônomo ou contratado e a diferença na leitura oracular on-line, assuntos que afetam todos os tarólogos.

A mesa – Nei Naiff (mediador), Amariacris, Christiane Carlier, Edu Scarfon, Monica Buonfiglio e Monica Delgado.

Nei Naiff foi presente no tema, acrescentando sempre que possível sua opnião e mostrando a importância do assunto e seu ativo posicionamento em ter matérias relacionadas ao tema no seu site pessoal.

Um assunto pouco explorado e que a cada dia cresce sua importância entre os tarólogos, pois é muito importante entender as leis que regem sua atividade, tomar uma decisão clara quanto ao seu posicionamento profissional (deveres), pois irá refletir nos seus direitos.

Os participantes da mesa se mostraram experientes quanto ao assunto e com uma grande diversidade de experiências, desde televisão a sites de atendimento on-line.
A experiência quanto a atendimento on-line foi exposta por Amariacris que possui grande experiência em atender através desses sites, mostrando os altos e baixos desse tipo de atendimento e sua forma de manter a qualidade do serviço.

Monica Delgado mostrou o outro lado, o lado de quem tem um site de atendimento on-line e como esperado, muitas perguntas surgiram devido a curiosidade dos presentes e ela soube responder de forma segura todas elas.
Numa rápida pesquisa feita pelo Nei Naiff foi verificado que um número razoável de pessoas que estavam no Fórum atendiam por esses sites.

Monica Buonfiglio e Edu trouxeram a experiência da televisão. Monica com anos de experiência se mostrou muito a vontade no tema, mostrou as dificuldades dessa mídia e contou algumas histórias engraçadas que ocorreram na sua carreira e dicas baseadas na sua maneira de atender seus clientes, com a graça de uma verdadeira storyteller.

Edu trouxe a experiência com o programa Paranormais a qual participou e foi finalista. Falou um pouco de sua trajetória e seus anos de experiência antes do programa citado e mostrou a todos a seriedade com que construiu sua carreira.

Christiane se mostrou um Gran finale para esse bloco, sendo taróloga e advogada se posicionou de forma clara e objetiva quanto aos direitos e deveres da classe, me surpreendeu quanto a atenção que teve, pois falar de lei e ter toda a atenção nela não é fácil, fez com maestria suas colocações e ganhou um fã.


DSC00150

No terceiro bloco intitulado de O Tarô na internet e na televisão, divagou sobre as diferenças entre site x blog e televisão x internet, redes sociais e seus impactos no estudo, grupos on-line e o que o consulente virtual procura.

A mesa – Kelma Mazziero (mediadora), André Mantovanni, Cathya Gaya, Ivana Mihanovich, Leo Chioda e Yub Miranda. Zoe de Camaris ( Participação por Skype)

Kelma Mazziero encantou a todos com sua presença e conteúdo, sua maneira única de comunicar e se posicionar. Lembrou a todos que desde o primeiro Fórum em 2009 ela já se posicionava quanto a importância do uso da internet pelos Tarólogos.

Leo Chioda que possui uma grande experiência na internet falou a respeito da diferença entre site e blog, que a principio realmente apresentavam diferenças grandes principalmente por um ser de layout mais estático enquanto a outra mais dinâmico, mas que com o passar dos anos eles se aproximaram muito quanto a conteúdo.

Andre e Yub por terem experiência com seus sites puderam complementar mostrando o que oferecem em seus sites, vídeos, oráculos, textos, atendimento, loja virtual e tantas outras opções. O André comentou sobre televisão e o esforço em manter a qualidade do que é colocado na tela.

Todos estão presentes de alguma forma nas redes sociais e percebem o trabalho que dá deixar todas elas alinhadas, o que as vezes acarreta em deixar algum dos sites ou blog desatualizados, já que no caso do facebook a dinâmica acaba sendo maior e comprometendo as outras.

Quanto aos grupos on-line foi mencionado a dificuldade de administrar e até o Orkut apareceu na conversa devido a um leve saudosismo de como era mais livre a conversa através dele.

A Cathya e a Ivana discursaram mais sobre o consulente virtual e o que eles procuram, mostrando as diferenças de clientes o que acabou levando para o termo “vibe” que a Ivana comentou como sendo o que cada tarólogo atrai para si como clientes. A Ivana nesse momento roubou a cena com sua maneira de falar e ao contar suas histórias e sua realidade com seus clientes, tirando boas gargalhadas do público, sem perder o conteúdo.

Zoe pôde participar um pouco de cada tema e expor sua experiência com o tarô e as mídias, sua participação por skype foi um diferencial.

O que muitos puderam concordar é que o cliente virtual tende a ser muito imediatista, querendo tudo para ontem, numa rapidez sem cabimento. A perda da noção do tempo.


Como um grande resumo ao Fórum, eu digo que esta maneira de divulgar o tarô e seu conteúdo é de grande valor a classe, principalmente pelo fato de nivelar a todos quanto a conhecimento e fazer desses momentos um grande encontro com trocas de pensamento e opiniões. A evolução do Tarô no Brasil se deve a essas atitudes, a qual Nei Naiff se destaca com suas obras e seu posicionamento de divulgar com qualidade.

Aprender é necessário, ser humilde em perceber que ainda tem muito a aprender, mais necessário ainda.

E aqui fica o convite para o próximo evento:

http://cartomancia.guru/
http://cartomancia.guru/

http://www.portaltarovirtual.com.br/
Marcelo Menezes e Kelma Mazziero – Tarô Virtual – http://www.portaltarovirtual.com.br/

Portal Tarô Virtual

Conheça o site Tarô Virtual – http://www.portaltarovirtual.com.br/ e conheça também a nossa fan page – https://www.facebook.com/TaroVirtual .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s